Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de novembro de 2019


" TÉCNICA DO INSETO ESTÉRIL"

OMS adota técnica de radiação que esteriliza mosquito da dengue
Projeto envolve liberar grandes quantidades de mosquitos machos estéreis da espécie 'Aedes aegypti'. Objetivo é reduzir a população do inseto ao longo do tempo nos países mais afetados. Programa é parceria com a FAO e a AIEA

 Fêmea do Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela,
dengue, chikungunya e zika vírus — Foto: Pixabay/Divulgação

Por G1
14/11/2019 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (14) a adoção de uma técnica de esterilização que usa radiação contra o mosquito causador de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. O processo se chama "Sterile Insect Technique" (SIT), ou "técnica do inseto estéril", em português.

O método envolve criar e liberar milhares de mosquitos machos incapazes de se reproduzirem. Soltos na natureza, mesmo que eles se acasalem com as fêmeas, serão inférteis e, portanto, não terão prole.
O programa é uma parceria da OMS com o Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR), a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
A técnica foi desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), visando ao combate de insetos e pestes que atingem o setor agropecuário. Atualmente, já vem sendo usada na agricultura em seis continentes.
Segundo o entomologista Jérémy Bouyer, da divisão conjunta de técnicas nucleares em alimentos e agricultura da FAO e da AIEA, "o uso dessa técnica no setor agrícola nos últimos 60 anos mostrou que é um método seguro e eficiente".
G1 Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário